Workshop Minhas Trilhas no Instituto Apontar

Workshop Minhas Trilhas e o futuro do trabalho

Workshop Minhas Trilhas no Instituto Apontar

O Instituto Apontar, que é referência em atendimento para o desenvolvimento do ser humano, recebeu a equipe do Tem lugar para mim? para a realização do Workshop Minhas Trilhas e o futuro do trabalho com seus alunos.

Na ocasião, a equipe teve a oportunidade de conversar com os jovens sobre as novas demandas do mundo do trabalho e a conexão deles com este cenário. Participaram alunos das três séries do Ensino Médio, estudantes de escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro.

A partir de metodologias ativas, os jovens se sentiram desafiados e incentivados a compartilhar, dialogar com seus pares, com a equipe e consigo mesmos, sobre as questões que os fazem pensar sobre o futuro. Falou-se de tecnologia, habilidades, competências para o século XXI, novas profissões e, mais ainda, nessas trocas o grupo foi entendendo, junto, que esse futuro já começou, pois as mudanças já estão em curso.

O objetivo era reforçar a confiança e o protagonismo dos jovens diante desses novos desafios.

A professora de matemática, Thaíssa Pereira, que esteve presente no Workshop, traduziu para a equipe suas impressões sobre o Workshop:

Com o trabalho do Tem lugar para mim? tivemos a oportunidade de observar como foi importante para nossos alunos conhecerem as diferentes habilidades e competências, e o lugar que elas têm nas novas profissões. Ao longo das atividades, a turma descobriu que cada um pode desenvolver tais habilidades e competências e o quanto isso pode ajudar bastante para que consigam pensar melhor em seus futuros, sobre suas profissões e como isso pode ser inserido na realidade deles.

Foi uma tarde de imersão rica em troca de experiências, reflexões e aprendizado para todos… num bate-papo leve, que mostrou como é importante dar espaço para os jovens e permitir que o seu protagonismo os levem a caminhos brilhantes.