Uma noite com casa cheia e muitas trocas.

Palestra Os Jovens e o futuro do trabalho

Uma noite com casa cheia e muitas trocas.

A equipe do projeto Tem Lugar para Mim? reuniu uma plateia diversa e antenada, com quase 60 participantes, na Palestra Os Jovens e o futuro do trabalho. O evento aconteceu no WeWork do Centro do Rio, no dia 23 de maio com um grupo formado por professores, coordenadores, diretores que atuam em escolas, pais, profissionais de RH, jovens universitários, todos interessados em compartilhar conhecimentos e inquietações acerca dos jovens e sua inserção no mundo do trabalho.

Ao longo das trocas que aconteceram, então, foi praticamente unânime a percepção de que estamos diante de novas demandas próprias da 4ª Revolução Industrial, que é caracterizada pelo crescimento exponencial da automação, da inteligência artificial, da biotecnologia e de como tudo isso vem se refletindo neste novo cenário.

É cada vez mais evidente o quanto o papel das escolas e das universidades é crucial para desenvolver muito além das competências técnicas, ou seja, as competências para o século XXI, elencadas pelo Fórum Econômico Mundial, como, por exemplo, o pensamento crítico, a flexibilidade cognitiva, a colaboração, além do desenvolvimento das inteligências múltiplas no processo de conhecimento e do potencial dos jovens.

Outro fator discutido foi o crescimento dos distúrbios psíquicos, como: Síndrome do pânico, ansiedade, depressão e outros, que estão acometendo o público jovem diante desse cenário de incertezas, muito influenciado pelo ritmo acelerado da tecnologia e das perspectivas difusas do mundo do trabalho. O que também reforça que o papel da família continua sendo fator essencial neste processo, como comentou, muito apropriadamente em nossas Redes, um dos participantes da palestra.

“Nós, da equipe do Tem Lugar para Mim?, temos como propósito conectar os jovens com esse novo mundo do trabalho, considerando o atual  cenário disruptivo e criativo e que, na verdade, apresenta muitas oportunidades”, fala Marilia Dias, uma das fundadoras do projeto. “Porém, isso já não acontece nos formatos em que estamos acostumados, mas com soluções que, em vista de uma economia cada vez mais colaborativa, são essencialmente inovadoras”, finaliza Blanche Ferreira, a outra sócia.

Para o dia 10 de junho a equipe está promovendo o Workshop Minhas Trilhas e o futuro do trabalho no mesmo local, no WeWork do Centro do Rio, que está marcado para iniciar às 18:00. As inscrições estão disponíveis no site www.temlugarparamim.com.br/novo-evento.

“No Workshop vamos trabalhar nosso produto Minhas Trilhas que, com atividades mediadas e metodologias ativas, contribuirá para o autoconhecimento dos jovens e a construção de suas trilhas de futuro”, conta Marilia.

Como é sempre muito melhor compartilhar nossas experiências com os amigos ou amigas, quem adquirir o ingresso duplo terá 30% de economia no investimento. Porém, haverá apenas 15 vagas disponíveis. Parte de cada ingresso será destinada à doação de 1kg de alimento para a ONG Gamboa Ação, parceira do projeto Presente Solidário.

Qualquer dúvida entre em contato com a equipe pelo e-mail contato@temlugarparamim.com.br