Hashtag Adia Enem 2020

Adia Enem

Hashtag Adia Enem 2020

A partir da pandemia que se alastrou por todo o Planeta, várias medidas vêm sendo tomadas para reduzir a velocidade do contágio. O isolamento social, junto com os cuidados básicos de higiene, é o que tem deixado os melhores resultados nos lugares em que vem sendo implementado com mais rigidez e aos primeiros sinais dos sintomas na população.

No entanto, a área da Educação está passando, mais do que nunca, por desafios de todos os lados: enquanto algumas escolas conseguiram reagir rápido à quarentena oferecendo atividades remotas e online, outras tiveram que se reinventar, implementando um modelo emergencial de educação à distância para o qual ainda não estavam tão preparadas.

Esse movimento levantou diversas discussões: Por um lado, acelerou a transformação digital, onde era apenas acessória, e que parecia uma vantagem no primeiro momento; por outro lado, logo se viu que era fator a aumentar ainda mais a desigualdade contra a qual há tempos vínhamos lutando.

Famílias logo começaram a cobrar às escolas alguma solução para as crianças e jovens que já se mostravam inquietos, “trancados em casa”, enquanto os profissionais da Educação estavam preocupados em como atender aos que já se sabiam sem acesso ao mundo digital em seus lares.

Os governos, seguidos dos Conselhos de Educação, lançaram as primeiras medidas paliativas para o período, mas… E o vestibular?

Sabemos que quem está na 3ª Série do Ensino Médio já começa o ano num ritmo frenético de estudos. Será que o paliativo, remoto, daria conta disso? Talvez nem mesmo para as escolas com estrutura digital previamente implementada. Porque o contato humano, a confiança em ter o professor ou a professora por perto, ainda faz parte da construção da confiança, tão necessária neste momento de transição.

Chegaram, então, as discussões acerca de um possível adiamento do Enem 2020. Pois, como ser justo, nacionalmente e, até mesmo, regionalmente, com as desigualdades sociais que tanto já se refletem no dia a dia das escolas?

Os profissionais da Educação se dividiam entre adequar a entrega de conteúdo remoto para todos, e a preocupação em como atender à 3ª Série sem perder o ritmo, para que todos pudessem chegar de forma justa ao período dos vestibulares.

Logo, logo, o movimento #adiaenem2020 se iniciou. Entidades estudantis começaram a se manifestar pelo adiamento das datas das provas do Enem 2020, mas a instituição responsável, o Inep, até o momento, manteve o cronograma inicial.

Ainda temos um longo caminho pela frente, pois, ao que parece, estamos ainda no meio da pandemia.

Como você avalia essa questão?

Na sua opinião, o isolamento social, a quarentena, deixa todos em pé de igualdade – pois todos perdem um pouco, ou pode aumentar ainda mais o nível de desigualdade que vivenciamos diariamente nas salas de aula?