Dia do trabalho

Dia do trabalho

Dia do trabalho

Comemorar o dia do Trabalho em tempos de pandemia e isolamento social, que sentido tem?

Das relações de trabalho do período da Revolução Industrial do século XVIII à globalização do século passado, muitas transformações envolveram o trabalho: Lutas e conquistas em torno dos direitos trabalhistas, das regulamentações da jornada de trabalho, do papel dos sindicatos, da entrada da mulher no mercado de trabalho, das questões salariais, da formação profissional e do sentido do trabalho como ofício, sobrevivência e realização.

Agora, estamos diante de uma nova ruptura causada pelo Novo Coronavírus e seus impactos no mundo social, cultural, educacional, econômico e do trabalho. O modelo de flexibilização das relações de trabalho, por exemplo, norteiam novas práticas, reforça a importância de valores como confiança, dedicação e… Propósito.

Junto a esses movimentos têm lugar os conceitos das múltiplas inteligências, incluindo a inteligência artificial, as competências técnicas, digitais e, principalmente, comportamentais. Elas ganham novos sentidos em função da competitividade, do trabalho em equipe, da necessidade de colaboração e construção coletiva, competências tão necessárias ao processo de reinvenção de todos nós.